Wikia

Base Escoteira

Sistema de Patrulhas

Discussão0
131 pages em
Este wiki



Palestra apresentada no acampamento Ponta de Flecha em 29 de agosto de 2004 pelo Chefe Roberto Inaba do G.E. Nove de Julho - 25 SP


O Sistema de Patrulhas é o método através do qual se pratica o escotismo. O sistema de patrulhas visa promover o constante desenvolvimento dos escoteiros trabalhando sempre em pequenos grupos (patrulhas) liderados por um jovem (monitor).

Esses grupos devem ser autônomos, unidos e ter iniciativa vida e própria.

Para dar responsabilidade aos monitores e individualidade às patrulhas, todas as instruções são passadas para os monitores e nunca diretamente aos escoteiros.

Cabe aos monitores retransmitirem instruções para a sua patrulha.


O Monitor

Escoteiro designado para dirigir a patrulha.

Não é necessariamente o mais velho, inteligente ou forte mas sim aquele que consegue fazer a patrulha funcionar unida e promover o desenvolvimento de seus elementos.

Normalmente é o escoteiro mais velho da patrulha.

Funções do monitor

  • Cuidar do adestramento e evolução dos seus elementos.
  • Manter a união, solidariedade e disciplina da patrulha.
  • Manter o interesse da patrulha nas atividades.
  • Cuidar da boa apresentação da patrulha.
  • Elevar o ânimo da patrulha nas adversidades.
  • Levar as aspirações, preocupações e necessidades da patrulha para a Corte de Honra.
  • Apresentar idéias e planos de ação para a patrulha.
  • Dirigir a patrulha nos jogos.
  • Apresentar semanalmente o relatório de patrulha.

Privilégios do monitor

  • Representar sua patrulha na Corte de Honra.
  • Ter fácil acesso ao chefe.
  • Participar de eventos específicos para monitores.
  • Ter acesso à biblioteca especial da chefia.
  • Presidir o conselho de patrulha.


O Sub-monitor

Escoteiro escolhido pelo monitor para ser seu assistente e substituto. É essencial que monitor e sub-monitor mantenham-se em contato permanente para que haja perfeita sintonia e íntima colaboração.

O sub-monitor é responsável pela verificação dos uniformes e distintivos da patrulha.

O sub-monitor auxilia na manutenção da disciplina da patrulha.

O sub-monitor é um fiel colaborador do monitor e candidato a futuro monitor.


O espírito da patrulha

Cada elemento precisa ter orgulho de fazer parte de uma patrulha.As patrulhas devem portanto, manter suas tradições, história, animal símbolo, cores, grito, chamado, lema, etc. além de cuidar da decoração e limpeza do seu próprio canto de patrulha.

A patrulha pode ter um grito ou pio próprio para chamar seus elementos: é o chamado de patrulha. Esse chamado pode imitar o som do animal que dá nome à patrulha e deve ser ouvido a 50m na mata.

Da mesma forma pode-se criar um lema que identifique a patrulha. É importante que o lema esteja associado ao animal símbolo por exemplo: “Patrulha Águia, sempre alertas e vigilantes”).

As histórias mais importantes, assim como os hábitos e características do animal símbolo da patrulha, grito, lema e chamado, podem ser registradas num quadro ou livro próprio para que todos seus elementos as conheçam.

Outra idéia é pedir que cada elemento que entre para a patrulha faça um desenho do animal símbolo. Os desenhos devidamente assinados e datados podem ser reunidos num álbum ou pasta e guardados. Será divertido revê-los depois de algum tempo.

O canto da patrulha deve ser decorado com objetos, fotos, desenhos, etc. que tenham relação com a patrulha. Esse canto pode receber uma placa com nome por exemplo: Ninho das Águias, Covil dos Leões, Toca da Raposa, etc.


A disciplina da patrulha

É fundamental a pontualidade. O monitor deve ser sempre o exemplo.

Caso o monitor não possa comparecer ou tenha que se atrasar para uma atividade, deve avisar com antecedência o sub-monitor e passar as devidas instruções para este o substitua.

A patrulha deve estar formada e em posição de “alerta”, em no máximo 12 segundos após o chamado da chefia.

Os monitores devem estar a (4 passos) da chefia.

Quando em formação, as patrulhas devem permanecer em silêncio e atentos à chefia.


O conselho de patrulha

Reunião da patrulha sob a presidência do monitor. É uma importante ferramenta para promover a união e integração da patrulha. O monitor não deve impor seus desejos à patrulha mas sim escutar.

Não precisa ser na sede. É interessante que cada vez seja feito na casa de um escoteiro (rodízio) pois permite que os pais conheçam os escoteiros. Pode ser também feita num parque ou praça ou outro lugar que agrade a patrulha.

A reunião deve ser interessante e divertida mas não pode se limitar a um gostoso lanche, brincar de video-game ou jogar futebol. Além disso, é necessário que se faça atividades que contribuam para a progressão dos escoteiros.

Qualquer que seja o local, o importante é lembrar que essa é uma reunião de ESCOTEIROS portanto, atenção à promessa e às leis.

Sugestão de assuntos para a reunião do conselho de patrulha: confecção de caixa de patrulha, decoração do canto, remodelação do bastão ou bandeirola, adestramento de nós, cozinha, provas de especialidades, realização de boas ações, compra de materiais para a patrulha, etc.


Aprendizado da patrulha

A tarefa do monitor não é apenas ensinar diretamente sua patrulha mas principalmente fazer com que os escoteiros tenham a oportunidade de aprender.

O monitor não tem que ser um “sabe tudo”. O importante é que quando ele não souber responder as questões feitas por um escoteiro ele procure a resposta com a chefia ou outra pessoa habilitada.

O monitor pode levar a patrulha para aprender a cozinhar na casa de alguém, ou então ao Corpo de Bombeiros, ou ainda trazer alguém que ensine sobre astronomia ou marcenaria, pintura, etc.

Pode ser interessante que todos os elementos da patrulha tenham a mesma especialidade o que pode se tornar uma característica da patrulha.


Boas ações de patrulha

O monitor deve estimular a patrulha a fazer boas ações coletivas: cortar o mato de uma praça, levar mantimentos para uma instituição de caridade, prestar serviços beneficentes, ajudarpessoas idosas, recolher livros e doá-los para bibliotecas, etc.

Devem ser estimuladas as boas ações também entre os escoteiros: ajudar alguém que esteja com problemas nas aulas de matemática, ajudar outro escoteiro a limpar seu quarto ou pintar o muro de casa, etc.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória