FANDOM




Promessa

Escoteira

PROMETO PELA MINHA HONRA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA:
CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA;
AJUDAR O PRÓXIMO EM TODA E QUALQUER OCASIÃO;
OBEDECER À LEI ESCOTEIRA.

De adultos

PROMETO PELA MINHA HONRA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA:
CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA;
AJUDAR O PRÓXIMO EM TODA E QUALQUER OCASIÃO;
OBEDECER À LEI ESCOTEIRA;
E SERVIR À UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL.

Lei escoteira

Quando faz a sua promessa, o Membro do Movimento Escoteiro afirma seu compromisso com a Lei Escoteira. Abaixo, seguem os artigos da lei, seguidos dos comentários de nosso Chefe Fundador, Baden-Powell. Servirão para meditar sobre seu significado e facilitar algum trabalho escrito sobre a mesma.

O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida

Se um escoteiro dá a sua palavra de que fará alguma coisa, significa que ele realmente a fará, tal como se tivesse feito o mais solene dos juramentos. Isto quer dizer que o Escoteiro é honrado e digno de toda a confiança.

A Honra para um Escoteiro é ser digno de toda confiança. Como um Escoteiro, nenhuma tentação, por maior que seja, e embora seja secreta, irá persuadi-lo a praticar uma ação desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Você não voltará atrás a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade.

O Escoteiro é leal

Espera-se de um Escoteiro a máxima lealdade com todas as pessoas com as quais terá de lidar. Há deveres para as diversas situações de sua vida: em casa, para com a família; na escola, para com os professores, colegas e pessoas que lá trabalham; na rua, para com os amigos, vizinhos e demais cidadãos; no Grupo Escoteiro, para com os Chefes e Escoteiros; e como cidadão, para com a Pátria.

O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do Governo, aos seus Pais, aos seus Chefes, aos seus Patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do Governo de sua Pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Além disso, você é leal também a si mesmo; você não querer rebaixar seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher.

O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação

O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto para seu sacrificar tempo, seu trabalho ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço.

O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros

É amigo ou irmão não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; os defeitos deles, qualquer idiota podem criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir à paz e as boas vontades internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade.

O Escoteiro é cortês

Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Escoteiro, é, sem dúvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e crianças. Mas, além disso, você é polido mesmo com aqueles que estão contra você. Aqueles que tem razão não precisam perder a calma; aqueles que não tem razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la.

O Escoteiro é bom para os animais e as plantas

Você reconhecerá como companheiros as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração.

O Escoteiro é obediente e disciplinado

O Escoteiro obedece de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro você se disciplina a si mesmo e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porem, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido.

O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades

Como Escoteiro você será visto como o homem que não perde a cabeça e que agüenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo.

O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio

Como Escoteiro você olhará para o futuro, e não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas, ao contrário, fará uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Você fará isso com a idéia de não ser um ônus, mas uma ajuda para os demais.

O Escoteiro é limpo de corpo e alma

O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar qualquer tendência destemperada do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória