FANDOM




Um dos maiores temores dos escoteiros, é quando vem a etapa de preparar chá quente. Não pelo chá, mas pelo tempo que estes levam para acender o fogo. Tentarei aqui colocar algumas dicas para simplificar esta tarefa.

Primeiramente, o erro mais comum dos escoteiros é o de começar acender a fogueira para em seguida sair a procura de lenha. Portanto primeiro pegue bastante lenha, depois acenda o fogo.

Outro problema, é como eles começam a montar o fogo que deve começar com madeiras bem finas e depois se colocar as mais grossas. Para simplificar abaixo coloco alguns exemplos de fogueira.



Fogo de Caçador

Fogocacador
Um dos melhores para cozinhar, e o preferido dos exploradores. Escolha dois troncos verdes de cerca de 50 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro cada. Coloque-os lado a lado, com a abertura mais larga virada para o vento e a mais estreita sendo usada para apoiar as panelas. Mantenha o fogo baixo. Acrecente lenha quando for necessário. O uso de carvão também e pode ser apropriado. Os troncos verdes podem ser substituídos por grandes pedras ou tijolos adequadamente empilhados.

Fogo Estrela

Fogoestrela
Nada melhor que fazer uma roda de amigos os redor deste fogo. Ele é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não necessário cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos ecos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira. À medida que as pontas vão se queimando, é só empurrar os pauzinhos mais para o centro.


Fogo Refletor

Fogorefletor
Para as noites frias, prepare este excelente aquescedor natural: construa uma pequena muralha com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção. Perpare a foqueira protegida na muralha. Cuide para que o vento sopre em direção à paliçada e não à barraca. Uma rocha ou barranco também podem funcionar como refletor. Neste caso, verifique se o local é bom para se armar uma barraca.


Fogo de Trincheira

Fogotrincheira
Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não é incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes. Construa uma valeta mais rasa e larga de um lado, e mais funda e estreita do outro, para que o vento sopre do lado mais largo para o mais estreito. Se o chão for duro, corte as bordas bem retas de modo que apóiem as panelas ou cruze sobre a cova alguns galhos bem verdes que possam apoiá-las. O único inconveniente deste fogo é ficar ao nível do chão, o que deixa seu uso pouco desconfortável.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória