FANDOM




Pão


Refeições


Bife a Milanesa

Ingredientes: Bife, sal, ovo, farinha de rosca.

Modo de preparo: Bata o ovo em um prato fundo. Coloque a farinha de rosca em outro prato. Pegue o bife temperado com sal à gosto e mergulhe no ovo. O bife deverá ficar todo molhado com ovo. Coloque o bife no prato da farinha. os dois lados do bife devem levar farinha. Coloque o bife em uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo quente. Frite o bife até dourá-lo.

Frango Enterrado na brasa

Ingredientes: 1 Frango em pedaços, sal, temperos e Papel Alumínio.

Modo de preparo: Faça uma fogueira num buraco e deixe até que fique somente brasa. Coloque sal e o tempero a gosto no Frango e envolva-o em papel alumínio. Coloque o frango enrolado dentro do buraco com brasa e recubra com barro e depois terra, até fechar o buraco. Acenda uma nova fogueira sobre o mesmo local . Aguarde aproximadamente 2 horas e retire o frango.

Mix Carne e Batata

Ingredientes: Carne Moída, batata, cebola e papel alumínio.

Modo de preparo: Tempere a carne moída com sal e cebola picada. Corte a batata ao meio, separando-a em duas partes iguais. Faça um "buraco" em uma das metades da batata, de forma que você possa colocar a carne moída neste "buraco". Junte as duas metades da batata e a envolva no papel alumínio. Coloque na brasa de seu "fogão" mateiro por cerca de 50 minutos. Desenrole a batata e com uma colher misture a carne moida com a batata. Obs.: A carne moída não pegará cor, porém deverá estar cozida.

Feijão Simples

Ingredientes: feijão, sal, alho, cebola e óleo

Modo de preparo: Coloca-se o feijão na panela com água e sal e deixa-o ferver até amolecer. Retira-se então uma porção e derrama-se em uma frigideira onde estão alho e cebola dourando em um pouco de gordura quente ou óleo. Misture o feijão amassando um pouco e derrama-se na panela novamente. Deixe-o no fogo mais algum tempo até que o caldo engrosse. Para facilitar o cozimento do feijão, pode-se deixa-lo de molho algumas horas antes de cozinhá-lo. Para torná-lo mais saboroso, costuma-se cozinhá-lo com pedaços de lingüiça, carne seca, lombo, toucinho, etc. Essas carnes salgadas, devem ser fervidas antes de ser colocadas no feijão para que percam a grande quantidade de sal que trazem para sua conservação.

Macarrão com atum ou sardinha

Ingredientes: 500g de macarrão, 1 lata de atum, 1 lata de molho de tomate, tempero a gosto(sal,tomate,cebola,salsinha...)

Modo de preparo: Coloque pra ferver a água, quando estiver fervendo, coloque um pouco de óleo e sal. Em outra panela, misture o atum ou sardinha ao molho de tomate e leve ao fogo. Quando estiver bem quente, misture ao macarrão já cozido e escorrido. rendimento 6 porções.

Macarrão com salsicha

Ingredientes: 500g de macarrão, 1 lata de salsicha, 1 lata de molho de tomate, tempero a gosto(sal,tomate,cebola,salsinha...)

Modo de preparo: Coloque pra ferver a água, quando estiver fervendo, coloque um pouco de óleo e sal. Em outra panela, misture a salsicha ao molho de tomate e leve ao fogo. Quando estiver bem quente, misture ao macarrão já cozido e escorrido. rendimento 6 porções.

Macarrão Simples

Ingredientes: macarrão, sal, óleo, molho pronto e queijo ralado.

Modo de preparo: É preciso uma panela de água fervendo onde se coloca um pouco de óleo para o macarrão não grudar. Depois vai colocando o macarrão inteiro ou partido conforme desejado. É indispensável que haja bastante água e espaço, pois o macarrão cozido "cresce" e se não houver espaço suficiente, acaba grudando. Depois de colocar o macarrão, deixe-o recomeçar a ferver e mexa-o de vez em quando, adicionando sal a gosto. Quando o Macarrão estiver cozido, escorre-se a água quente e lava-o em água corrente. A parte esquenta-se numa panela o molho pronto, que deve ser acrescentado ao macarrão. Come-se quente com queijo ralado conforme seu gosto.

Peixe cozido com batatas

Ingredientes: peixe, limão, sal, azeite, temperos, batatas.

Modo de preparo: Depois de limpo e escamado, deixa-se de molho com suco de limão e sal. Numa panela coloca-se azeite, temperos e batatas cortadas ao meio e descascadas para cozinhar em uma porção de água que dê para cobri-las. Quando a batata estiver macia coloca-se o peixe cortado em pedaços ou postas. Mantendo-se a panela no fogo tampada, em 10 ou 15 minutos o peixe estará pronto.

Peixe Frito

Ingredientes: peixe, sal, limão, óleo, farinha de trigo ou fubá.

Modo de preparo: Depois de limpo e escamado, tempera-se com sal e limão. Levando-se ao fogo uma frigideira com gordura ou óleo e deixe-o ficar bem quente. Passe os pedaços de peixe úmido do molho em farinha de trigo ou fubá de milho, colocando-os em seguida na gordura quente. Quando estiverem dourados estão prontos e devem ser postos a escorrer o excesso de gordura.

Legumes Mateiro

Ingredientes: Sal, papel alumínio, 1 batata média, 1 cenoura grande, 1 cebola pequena, 4 vagens, 2 colheres de ervilha, e outros legumes à gosto.

Modo de preparo: Fatiar a batata e a cenoura bem fina, picar bem a cebola e a vagem, adicionar as ervilhas e os legumes, cortando-os, fatiando-os ou picando-os á gosto. Misture e tempere os legumes com sal à gosto. Envolva os legume em um pedaço de papel alumínio sem deixar aberturas ou furos. Coloque-o sobre a brasa de seu "fogão" espere cerca de vinte minutos e seu Legumes Mateiro estará pronto para comer.

Salada de Ovos

Ingredientes: ovos, tomates, salsinha, cebolinha, sal, azeite, batatas, mostarda preta, maçãs, azeitonas.

Modo de preparo: Cozinhe 1 ovo para cada pessoa (5 ovos para 5 pessoas). Depois de cozinhar coloque numa vasilha separando a gema da clara, amasse muito bem e depois misture bem. Coloque numa vasilha, corte 1 tomate para cada pessoa e tempere bem com salsinha, cebolinha, sal e um pouco de azeite(que pode ser desnessesário), junte aos ovos. cozinhe 1 batata para 3 pessoas. Coloque um pouco de mostarda preta na batata depois de cozida corte em pedaços. Corte 1 maçã para cada 2 pessoas, e coloque junto ao ovo e ao tomate. Corte em 2 pedaços algumas azeitonas (lembre-se de tirar o caroço) e misture todos ingredientes colocando por último a batata, misture muito bem.

Sugestões: comer no pão de forma ou bisnaguinha, ou comer acompanhado de arroz e alface. Essa saladinha é muito gostosa e não estraga, se guardarem, deixem para colocar a mostarda na hora de comer.

Cebolas Douradas

Dourar rodelas de cebola (quantidade generosa), não deixar queimar. Salpicar com um pouco de farinha de trigo,deixe cozinhar um pouquinho, mexendo sempre. Juntar uma clara de ovo e uma colherada de vinagre. Deixe ferver 2 minutos.Junte a gema batida com um pouco de água fria. Acabar de cozinhar e servir.

Batata Recheada

Ingredientes: 10 Batatas inglesas grandes, 400g lingüiça calabresa, Papel Laminado ou folhas de bananeira

Modo de preparo: Corte as batatas ao meio, raspe o miolo com uma colher, pique as calabresas, complete os furos com a calabresa, feche as batatas e envolva-as no papel alumínio (com a parte brilhante voltada pra dentro) ponha nas rasas de um fogueira.

Milho assado na brasa

Colocar o milho verde em espiga na grelha, e ir "regando" com água e sal, até o cozimento.

Espetinho vegetariano

Fazer espetinhos com cebola, tomate, pimentão, batata doce pré-cozida, toicinho (bem pouco, só para dar um pouco mais de sabor), salsicha em lata. Pincela-se com um pouco de margarina e sal. Enrolar em papel alumínio e colocar sob a brasa para ir assando.

Tomates

Colocar um pouco de óleo numa panela. Colocar alguns tomates inteiros, lavados. Tampar, e deixar cozinhar em fogo fraco por alguns minutos. Juntar cheiro verde, orégano, sal, etc. Servir com arroz ou macarrão. (deve ser um bom acompanhante para o famoso miojo...).

Arroz na Moranga

Abra na moranga, uma tampa de uns 7 cm. Na parte de cima da mesma e retire seu miolo. Coloque o arroz, a água e seus temperos na moranga. Agora, basta cozinhar, da mesma maneira que se fosse uma panela normal. Assim, o arroz trará o sabor da moranga, junto com o seu gosto natural.

Batata Recheada com Ovos

Escolha uma batata grande, tire uma tampa e retire o interior da batata, até que ela se transforme em um recipiente que caiba um ovo derramado. Com a clara, um pouco dela, cole a tampa na batata ou fixe com dois palitos. Envolva com papel laminado e leve as brasas. Cozinhar por volta de 25 min. Experimentar com a ponta de um garfo se está cozida.

Pizza Escoteira

Ingredientes: molho de tomate,sal,farinha de trigo,queijo,papel alumínio,água

Modo de preparo: Misture a farinha de trigo, sal e água até a mistura se tornar homogênea, como no pão caçador. Acrescente o queijo e o molho de tomate ao pão. Embrulhe tudo em papel alumímio, e coloque na brasa.

Arroz Carreteiro

Ingredientes: arroz,lingüiça,paio,carne seca,cebola,bacon,tomates,sal,molho de tomate

Modo de preparo: Faz-se o arroz do modo tradicional (frite os temperos e refogue o arroz, quando ferver a água jogue no arroz deixando-o coberto de água fervendo) e mantenha-o guardado. Em outra panela, afervente a linguiça, a carne seca e o bacon picados. Após a fervura refogue-os sem colocar gordura. Coloque a cebola e o tomate, acrescente água e o molho de tomates. Logo após misture o molho com o arroz.

Batata Recheada

Ingredientes: batata,presunto,queijo,ovo,papel alumínio,sal

Modo de preparo: Pegue uma batata crua, tire o tampão de cima (guarde-o), tire o miolo da batata (mas não deixe a casca da batata muito fina.

Recheio: Pegue o presunto e o queijo picado ou inteiro, o ovo e sal a gosto, misture tudo e ponha dentro da batata. Tampe a batata com o tampão, ponha dois palitos para segurar (um de cada lado do tampão), embrulhe no papel alumínio e ponha a batata na brasa.

Batata ao murro

Ingredientes: batata,sal,margarina ou manteiga,presunto, queijo ou o que preferir

Modo de preparo: Cozinhe a batata com bastante água até que fique mole. Cada escotista escolhe sua batata e dá um murro nela em seu prato, para que espatife. Coloque em cima a margarina/manteiga, sal e o que gostar a mais, presunto, queijo, etc.

Kabobs

Ingredientes: uma porção de arroz (para uma pessoa),batata, sal, queijo, presunto, cenoura, papel alumínio

Modo de preparo: Coloque tudo dentro do papel alumínio, e coloque nas brasa do fogo. Aí é só esperar e está pronto. Obs: pode ser colocado carne moída no lugar do arroz.

Espetinho de carne com abacaxi

Ingredientes: 1 lata de presuntada, 1 vidro de geléia de abacaxi, espetinhos de bambu

Modo de preparo: Corte a presuntada em pedaços, coloque num espeto e cubra com a geléia de abacaxi. Depois é só levar os espetos ao fogo para dourar.

Cebola no azeite

Ingredientes: Cebola, sal, azeite, papel alumínio.

Modo de preparo: Corte a cebola em rodelas grossas e tempere com sal e azeite, embrulhe com papel alumínio e leve a fogueira até o papel ficar um pouco dourado. Obs.: outros legumes e verduras podem ser preparados da mesma forma: batatas, cenoura, couve flor, brócolis, etc

Lanches / refeições rápidas

Bebibas / matinais

Café

Coloca-se água para ferver. Quando estiver em ebulição mistura-se o pó de café, mexe-se um pouco, tira-se do fogo e despeja-se no coador, logo que tirar a panela do fogo lança-se à bebida uma brasa acesa, ou um pouco de água bem fria: isto provocará a queda do pó para o fundo do recipiente.

Chá na brasa

Coloque um pouco de chá mate e açúcar numa panela. Jogue uma brasa vermelha dentro e tampe. Deixe queimar ligeiramente o açúcar e então acrescente a água fervendo. Depois é só passar no coador.

Chocolate Quente

Levar o leite ao fogo. Quando estiver quente, acrescentar o chocolate solúvel a gosto.

Café com leite

Ingredientes: 1 colher de sopa de café solúvel, 1 lata de leite condensado

Modo de preparo: Colocar 1 litro de água para ferver. Quando ferver, misturar o leite condensado e o café solúvel , mexer um pouco, tirar do fogo.

Mingau

Excelente alimento para o desjejum e é muito fácil de fazer. Desmancha-se a maizena, o fubá, ou outra farinha que se deseja fazer como mingau, em leite frio, adiciona-se açúcar e manteiga. Leva-se a panela ao fogo brando, mexendo sempre até adquirir a consistência desejada, ou seja, a de um creme.


Sobremesas

Banana Assada na Brasa

Ingredientes: Banana, Açúcar, Canela e Papel Alumínio

Modo de preparo: Pegue a banana e abra pela metade uma de suas abas. Coloque então o açúcar e a canela. Agora, feche novamente a aba da banana, e envolva-a completamente com papel laminado. Agora, simplesmente coloque-a dentro de um fogo em brasas, após cerca de 15 minutos, estará pronta.

Macã Recheada

Ingredientes: maçã, açúcar, Canela e Papel Alumínio

Modo de preparo: misture o açúcar e a canela, logo após abra as maçãs ao meio, retire as sementes, faça pequenos buraquinhos e recheie com o açúcar e a canela, feche a maçã envolva com papel alumínio e leve a brasa por + ou - 10min.

Mousse de Chocolate

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e achocolatado a gosto.

Modo de preparo: misture tudo e sirva.

Mousse de Limão

Ingredientes: 1 lata de Leite condensado, 1 lata de Creme de leite, 50 ml Suco de limão.

Modo de preparo: Misture o creme de leite e o Leite condensado, depois vá mexendo e acrescentando o suco de limão até o creme ganhar consistência, depois ponha-o numa panela, feche-a com sisal e sacos plásticos e mergulhe-a num rio na sombra por 3 horas para endurecer. Obs1: Pode-se acrescentar biscoito champanhe, biscoito de maizena ou pão de ló em camadas e fazer um Pavê Obs2: Pode-se substituir o suco de limão por suco concentrado de maracujá.

Pipoca Cristalizada

Ingredientes: milho de pipoca, açúcar e óleo.

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes na panela e fique atento para o açúcar não queimar, para isso mantenha fogo baixo e não pare de mexer. assim que a pipoca começar a estourar, fique atento. depois e só colocar em uma vasilha e comer!

Maçã Mateira

Ingredientes: 1 maçã,1 pedaço de goiabada

Modo de preparo: Corte a maçã ao meio e recheie com a goiabada, embrulhe com papel alumínio e leve a fogueira até o papel ficar um pouco dourado.


Sopas

São muito usadas atualmente as sopas em pó, acondicionadas em pacotes. Para que fiquem boas, é indispensável seguir à risca as instruções do envelope. É interessante que você acrescente, de acordo com a sopa , legumes como batata e cenoura, ou carnes como lingüiça, presunto ou salame, para aumentar seu valor nutritivo.

Sopa de cebolas

Dourar cebolas com margarina, juntar um pouco de farinha de trigo, mexer bem. Juntar caldo de galinha em cubos, água, sal e pimenta, se quiser. Deixar cozinhar um pouco, servir com queijo ralado por cima.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória