FANDOM

Tambem fiz parte desta historia.
Em 1957 meu pai, Henrique Lochmann, me levou até ao antigo mercado publico de Santo Amaro, era um prédio antigo, quase redondo com varias portas para o lado externo, estreitas, altas, e lacradas. E destas portas se definiam os espaços para as alcateias, patrulhas, depositos de materiais e um pequeno escritório, lá foi o inicio do nove de julho para mim.
Foi neste prédio que conheci o Chefe Anhangá, Chefe Sauro e meu monitor Carlos Zambone, da Patrulha da Aguia, onde aprendi a diferença entre do nó cego e o nó direito, volta do fiel e todos os nós que até hoje ainda uso quando necessário.
Nesta sede os lobinhos tinham atividade aos sabados a tarde e os escoteiros as quintas-feiras a noite e domingo de manhã.
Depois de todas as provas tomadas e retomadas pelo monitor e sub-monitor recebi minha insígnia, lenço e o anel, em uma cerimonia que até hoje tenho gravado em minha mente, eu era feliz e não sabia.
Ainda nesta sede fizemos meu primeiro acampamento, quatro patrullhas, Aguia, Leão, Lobo e Castor. Este acampamento foi relizado em Interlagos em um sítio com floresta de Eucaliptos, mas proximo a área balneária, então no fogo de conselho se definio que por segurança haveria ronda de dois escoteiros a cada meia hora durante a noite, tendo como objetos de defesa o bastão e o apito e uma lanterna que só poderia ser acessa se um dos escoteiros em ronda ouvise alguma coisa diferente do ronco ou galinhagem dentro das barracas. Aconteceu meu companheiro de ronda acendeu a lanterna e disparou a apitar, todo o ampamento acordou, mas felizmente eram só dois cachorros a procura de comida, niguem mais voltou a dormir naquela madrugada.
Tudo ia muito bem até a ordem de despejo, que tristeza, muita gente chorou e eu fui um destes, ainda bem que o Chefe Sauro conseguio o prédio dos Bombeiros perto da 13 de maio, ficou mais perto da minha casa, pois eu morava no Brooklin Paulista e ia a pé até a sede.
Foi nesta época que a minha familia se enturmou ao Nove de Julho, houve muito trabalho de macenaria para se fazer, pois tivemos que montar toda a sede no novo prédio.
Nesta época alem de montar a nova sede ainda tinhamos pela frente o primeirp Jambori do Nove de Julho no Rio de Janeiro, na Ilha do Governdor.
Minha mãe se tornou a Akelá Dalhia e meu pai ensinou o pessoal a trabalhar com bambú para as pionerias que seriam levadas para o Jamboree.
Todas as pionerias, paus de barracas, estruturas dos fogões, mesas, cadeiras e até uma porteira que se abria "automaticamente" ao publico vistante foram feitas de Bambu dourado a fogo. Fomos para o Jamburi de trem, 12 horas de viagem com todos os outros grupos da Regional UEB de São Paulo.
Neste Jamboree o Nove de Julho recebeu a menção de melhor acampamento, itens limpeza, pionerias e comida. O item comida graças as dicas do Chefe Kosama.
Após o Jamboree tive que sair do Nove de Julho por dois anos por necessidade do trabalho, quando voltei o Nove de Julho já estava de endereço novo.
Esta época maravilhosa de Chefe Sauro, Gastão, Kosama, Morato, Rui, Zambone e eu de Guia. Epoca de cursos, relatórios e martelinhos sobre o lenço do Nove de Julho, tinhamos tantas atividades que nem sintiamos muito a Ditadura Militar.
Nesta época tambem houve uma revolução do Grupo Nove de Julho, a mãe do escoteiro Rogerio Dra. Vilma, trouxe para o Nove de Julho uma Companhia de Bandeirantes, não sei como mas trouxe, naquele tempo não havia escoteiras.
Os acampamentos em Cotia eram frequentes, as festas para se arrecadar fundos, foi muito bom, mas nada é para sempre, novamente o trabalho me trouxe para o Rio Grande do Sul, casei, criei meus filhos e agora estou na fase dos netos, mas até hoje não esqueço o quanto fui feliz no Nove de Julho.

Carlos H.Lochmann
masterfn@terra.com.br
20 de abril de 2008

Também no FANDOM

Wiki aleatória