Wikia

Base Escoteira

Barraca Nove de Julho

Discussão0
131 pages em
Este wiki



Acampamento.jpg

A importância das barracas tradicionais

Barracas.jpg

Ao contrário do que ocorre com a maior parte dos grupos escoteiros, no G.E. Nove de Julho as tradicionais barracas de tecido montadas com estrutura de bambú não foram substituidas pelas modernas barracas tipo iglu feitas de nylon e armação de varetas de fibra de vidro.

O uso da barraca tradicional é muito mais do que uma manifestação de saudosismo e apego as tradições escoteiras, ela é parte fundamental do método de adestramento escoteiro e elemento essencial e representativo da filosofia que norteia o G.E. Nove de Julho. Ela é tão importante que faz parte do documento "Missão, visão, valores e tradições" como forma de assegurar a sua perpetuação no G.E. Nove de Julho.

Para nós a razão de ser do "acampamento padrão" é o aprendizado que se obtem no dia-a-dia através do convívio das patrulhas no desenvolvimento das tarefas cotidianas e na realização de pioneirias voltadas a tornar a rotina no campo o mais agradável possível.

Um acampamento não pode ser confundido com uma viagem turistica onde se procura basicamente conhecer novos locais, belas paisagens ou cidades exóticas. Um acampamento não é uma atividade onde se monta a barraca no menor tempo possível e depois se gasta o resto do tempo passeando. As oportunidades de desenvolvimento dos escoteiros do ponto de vista técnico, social e moral surgem exatamente na realização das atividades como montagem e desmontagem das barracas, cozinhar a própria comida, obedecer os horários da programação elaborada pela chefia, participar de jogos, caminhadas e outras atividades preparadas especificamente para proporcionar aos jovens o seu desenvolvimento.

Montagem01.jpg

O tempo dedicado a montagem de uma barraca tipo iglu é sem dúvida nenhuma muito menor do que aquele necessário a montagem de uma barraca tradicional e pode ser feita por uma única pessoa sem muita dificuldade. Ao contrário da "igluzinho", a barraca tradicional não pode ser montada sozinha, necessita de uma equipe entrosada e adestrada. A montagem da barraca tradicional permite que as patrulhas exercitem o sistema de patrulha, a cooperação entre seus elementos, obriga ao aprendizado da tolerância, respeito ao próximo e tudo aquilo que envolve um trabalho em equipe, uma verdadeira preparação para a vida.

O momento da montagem da barraca e toldo de cozinha é também uma oportunidade impar de colocar em prática as habilidades escoteiras no manejo no canivete, a arte de fazer nós e amarras, o manuseio de bambús e sisal, o uso da criatividade para improvisar quando necessário, o manejo de ferramantas, a técnica de cravar espeques e muito mais.

Montagem da barraca padrão do G.E. Nove de Julho

Obs.: desenhos elaborados pelo Chefe Roberto Inaba.


Material necessário

Material para a barraca

  • 01 Barraca
  • 01 Sobreteto
  • 01 Travessão
  • 02 Pólos
  • 22 Espeques
  • 02 Bate-espeques
  • Sisal


Passo 1

Passo 1

Passar um travessão pelas alças de sustentação da barraca. Não esquecer de fechar a porta.






Passo 2

Passo 2

Posicionar 2 pólos de forma que a distância entre eles seja 10 cm maior do que a largura do sobreteto.






Passo 3

Passo 3

Medir a altura dos pólos pelo centro da porta. A porta deve estar fechada.






Passo 4

Passo 4

Unir os pólos ao travessão com amarras quadradas.








Passo 5

Passo 5

Fazer bocas de lobo pegando o travessão e os pólos. Elas servirão como estirantes na parte da frente e na de trás da barraca.








Passo 6

Passo 6

Apoiar a base dos pólos com o pé e levantar a estrutura puxando pelos estirantes.





Passo 7

Passo 7

Fixar os 4 estirantes que sustentam a estrutura. Para encontrar a posição correta dos espeques: dar 2 passos para a frente e 1 passo para o lado. Cravar os espeques no ponto encontrado.


Posição dos espeques

Importante: Os espeques devem ser cravados de maneira a formar um ângulo de 45º com o solo e, conseqüentemente, um ângulo de 90º com o estirante.







Passo 8

Passo 8

Antes de amarrar os estirantes certifique-se de que os pólos estejam na posição vertical.







Passo 9

Passo 9

Prenda, aos pólos, com um pedaço de sisal, as alças frontal e traseira da barraca. Isso deve ser feito de modo que a barraca fique centralizada em relação ao travessão.






Passo 10

Passo 10

Fixe os estirantes às alças da barraca. Primeiro estique e prenda os dois estirantes da frente, de forma que a porta fique centralizada.






Passo 11

Passo 11

Prenda os dois estirantes traseiros.






Passo 12

Passo 12

Prenda os demais estirantes cuidando para que os espeques fiquem alinhados.






Passo 13

Passo 13

Coloque o sobreteto e fixe, com um pedaço de sisal, as alças centrais nos pólos.







Passo 14

Passo 14

Para fixar os estirantes do sobreteto repita o procedimento. Primeiro prenda os da frente, em seguida os traseiros e finalmente os demais, cuidando para que os espeques fiquem alinhados.






Passo 15

Passo 15

O sobreteto não deve encostar na barraca, pois, se isto acontecer, a chuva entrará na barraca.






Passo 16

Faça uma revisão geral na posição e alinhamento dos espeques. Se necessário, estique novamente os estirantes que estiverem frouxos.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória