FANDOM




Acampamentos

Barraca60

A barraca tradicional do G.E. Nove de Julho - 25SP

Uma das atividades mais interessantes que realizamos!

Sair da sede e entrar em contato direto com a natureza durante alguns dias é uma experiência que realmente nos motiva a sermos escoteiros.

No acampamento vamos colocar em prática todas as técnicas escoteiras, mateiras, de segurança, ou seja, tudo aquilo que aprendemos na sede, dando oportunidade ao crescimento do espírito escoteiro.

Montando a barraca, as pioneirias do canto de patrulha, cozinhando as próprias refeições, divertindo-se nos jogos, cantando no fogo de conselho ao redor da fogueira são momentos que você irá lembrar por muito tempo, por ter vivenciado a fraternidade escoteira.

Após adestramento em atividades na sede do Grupo, é hora de colocar em prática tudo aquilo que foi treinado. Alguns cuidados devem ser tomados para que a atividade seja a mais proveitosa possível para todos:

  • Durante o verão, acampe preferencialmente próximo de árvores frondosas para aproveitar a sua sombra à tarde. Para isso, convém saber onde nasce o sol, o que permitirá a montagem da cozinha em um lugar adequado, o mais sombreado possível, e prevenir que à noite a barraca esteja quente e abafada. Evite árvores muito altas ou isoladas que durante as tempestades atrairão raios.
  • Durante o inverno, é aconselhável acampar próximo a uma pedra grande, para que os raios solares aqueçam durante o dia e à noite irradie o calor, diminuindo o frio local.
  • Verifique a direção e sentido do vento, pois a entrada da barraca não deve ser frontal ao vento.
  • Cerque sempre o local de acampamento, para evitar invasão de intrusos, desconhecidos, animais, etc.
  • Não leve “contrabando”, para não atrair animais próximos ao local de acampamento.
  • Deve ser mantida uma vigilância (a famosa “Ronda”) no período que estiver acampando, para que não ocorra invasão de intrusos, desconhecidos, animais, etc.
  • Sempre tenha um canto do lenhador, abastecido com lenha suficiente para cozinhar 2 ou 3 refeições.
  • Cave valetas em torno da barraca para impedir a invasão de água de chuva.
  • Não se instale em terrenos baixos e planos, pois o acampamento pode se transformar num lamaçal.
  • Procure não acampar em lugares úmidos e onde a vegetação é cerrada, devido a maior probabilidade de proliferação de insetos como mosquitos e pernilongos.

Após ter desmontado o acampamento, faça um pente fino. Lembre-se:

Devemos deixar o ambiente melhor do que quando o encontramos


Acantonamentos

A principal diferença entre acampamento e acantonamento é que no acampamento os escoteiros montam seu canto de patrulha, dormindo nas barracas. Enquanto que em acantonamento os escoteiros dormem em área coberta, tal como galpões, ginásios, casas, etc, sendo que as demais atividades podem ocorrer normalmente como em um acampamento, con¬forme a programação planejada.

Bivaque

Bivaque, palavra derivada do alemão beiwache , ou do francês bivouac , que significa: área de estacionamento em que você só dispõe de abrigos naturais, especialmente árvores, cavernas ou pedras planas. Bivaque é a técnica de se dormir na natureza sem a utilização de barracas, com o maior conforto possível e a menor agressão ao meio ambiente, é a arte de se abrigar sob as estrelas e de enfrentar as piores situações possíveis com muita criatividade. Os bivaques podem ser feitos com abrigos naturais ou construídos.

Excursões

São atividades de passeio que têm por objetivo a recreação, confraternização, formação, pesquisa, informação, visitas e assim por diante. Assim como os acampamentos, esta é também uma atividade que gostamos muito.

Elas podem ser realizadas das mais variadas formas: a pé, de bicicleta, de ônibus, de barco, ou qualquer combinação destes e de outros meios de transporte.

Uma excursão pode ser de um ou mais dias, de acordo com o planejamento da tropa. Como exemplo podemos citar:

  • uma excursão na cidade, tendo por objetivo a educação no trânsito;
  • uma excursão no campo, visando a aplicação do uso de bússola e mapa topográfico, confecção de croquis, pesquisas sobre meio-ambiente, levantamento sócio-econômico, etc;
  • um passeio noturno;
  • uma excursão com visita a uma cidade histórica;
  • um passeio de barco com atividades recreativas.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória